terça-feira, 29 de abril de 2014

P R O D U Ç Ã O



Você sabia que uma nebulosa produz estrelas a milhares de anos? E você? Como  você produz, o que motiva e te satisfaz produzindo, e o que pretende produzir? Um dia todas as estrelas vão se apagar... mas enquanto isso não acontece, uma nebulosa produz estrelas... Porque ela produz? Elas simplesmente produzem né? Os animais foram escravizados por nós, eles produzem alimento e nem sabem... Cada ser tem uma forma diferente de produzir, uma motivação ou não, ou nem sabem que são um tipo de produção. Nem devem saber rsrs

E você, o que te motiva a produzir? O que é produção para você? Sim, estou perguntando à você mesmo! Eu acredito, que temos motivos diferentes para produzir, todos interligados com o instinto de sobreviver, literalmente existir. Vamos aos motivos que uma pessoa pode ter para produzir, existem alguns que se sobressaem mais que outros.

A produção passa pelo sexo. Sexo, é parte da função biológica de se reproduzir, de se fazer uma cópia mesclada com outra pessoa que lhe dará uma boa descendência! Isso não tem só haver com escolher um(a) parceira(o) inteligente e bem sucedida, tem haver também com questão anatômicas, coisas que devem atrair sexualmente. Mas então, isso explica o porque o sexo é prazeroso, o objetivo final mesmo é "fazer um filho", ou adotar um. Nas mulheres, mesmos as lésbicas esse tipo de produção, de instinto não é ignorado. Nos homens, esse instinto pode até nem ser despertado, porque os homens são mais ligados a paixões carnais do que as mulheres (diferente dos homens, as mulheres nunca abandonariam os filhos por um parceiro(a)). O fato é que é um instinto forte, primário e uma forma de produção também. Fazer vasectomias ou laqueaduras trazem malefícios ao corpo humano no decorrer dos anos, nosso corpo, é naturalmente um reprodutor.

Temos vários outros tipos de motivação. As outras principais são a econômica, a existencial e a artística.

A econômica é muito importante, ela está muito ligada a produção biológica. Muitas pessoas produzem dinheiro, literalmente. Não posso dizer que sejam todas, mas é quase impossível conhecer alguém que não produza dinheiro, trabalho duro, etc... Em termos de sociedade, ela é fundamental. Mesmo que você não produza dinheiro/trabalho pela vida toda, um momento vai passar por esse tipo de produção.
Fiquem de olho porque os asiáticos produzem muito, mais que os europeus, americanos e africanos. Eles vão dominar o mundo, essa questão da economia é muito mais ampla do que se imagina, olho nela!

A produção artística ...

A produção artística não é para todos... Consumir arte não é o mesmo que produzir. A arte não é um tipo de produção fácil, uma parte do seu cérebro tem de ser muito inteligente para produzir. Criar é ainda mais complicado ainda... Criar arte é a ponta da lança, é como uma pessoa que passa uma abordagem e técnica, para uma forma nova de horizonte. Ou seja, mesmo a produção intelectual, filosófica e científica, quando é nova é um tipo de criação. Isso vai além de produzir, ou se reproduzir. A arte é fundamental. Diria que Freud foi um artista da psicologia. Einstein foi um artista supremo na física... Steve Jobs é um artista empresarial, a arte vai da produção à criação, e se criou para mim é arte. A arte é um conceito muito mais amplo que isso, não sei se palavras conseguiriam expressar, talvez nem os livros.

A existência produz

A filosofia é uma forma de produção existencial, claro que ela está ligada a arte também... A filosofia influencia nossa visão de mundo, que influência nossa relação com o mundo, comportamento e por fim influência o mundo. Filosofar é importante, mesclar isso com arte também. É um caminho que vai abrir sua mente, e tem um preço para isso.

A política é a produção existencial suprema. Um político pode ter muitas motivações, mas aqueles que realmente "fazem as coisas acontecer" possuem sempre uma motivação existencial muito forte. Para a pessoa que faz política, e é motivada por um desejo interno, não basta o poder, não basta o dinheiro, eles querem transformar a realidade pela ideologia em que acreditam. A magnitude deste tipo de produção passa por grandes líderes, rebeliões que ruíram impérios, reis que acreditavam ser deuses e vilões da humanidade. Quem faz política e influência a sociedade, mesmo que por uma motivação psicótica ou inconsciente, está produzindo existencialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário