terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Procurando vida além da Terra...


Titan, a maior lua de Saturno.

Após 7 anos de 3,2 bilhões de quilômetros viajando (2004), a sonda espacial Cassini-Huygens entra em órbita em volta de Saturno e vai direto a sua principal lua, Titã.

Um pouco maior que Mercúrio, Titã é uma lua que possui atmosfera, nuvens, chuva e lagos.

A missão de exploração da sonda Cassini-Huygens na verdade eram duas, Cassine permaneceu em órbita de Titã enquanto Huygens pousou na lua e mandou dados via rádio sobre a geografia do planeta.

O planeta é rochoso, mas possui centenas de lagos, alguns tem um tamanho tão grande quanto os grandes lagos americanos, que o horizonte se assemelha ao oceano.
Mas, apesar de tantas semelhanças com nosso planeta, sua dinâmica é mesmo alienígena. A temperatura média de saturno é de menos 140º célsius . Se fosse água, estaria congelada.

As análises mostraram que se tratava de metano e etano líquido. Substâncias que aqui na terra são voláteis e inflamáveis gases.

Imagine viver neste mundo gelado e estranho? No horizonte se veria montanhas, que na verdade são feitas de gelo. No céu, além do sol, o gigante Saturno, a "joia da coroa" do sistema solar, com seus anéis icônicos. Misture isso com nuvens, tempestades e um céu todo laranja.

A chuva de Titã não é como a da terra. Ao invés de água cai metano. As gotas cairiam devagar, devido a gravidade de lá ser mais baixa. Também seriam maiores, devido a composição química do metano. Existe mais metano líquido na superfície de Titã do que todas as reservas de metano da Terra.

Muitos cientistas acreditam que talvez vida exista em Titã, devido ao planeta ter líquido. A água e a energia do sol, em nosso planeta, foram os responsáveis pela vida orgânica na terra. Nos desertos existem fungos que vivem debaixo das pedras, e conservam água para produzirem sua energia. Nos oceanos gelados do ártico, existem colônias de bactérias e fungos que vivem fissuras vulcânicas (neste caso a energia do magma). A vida na terra se espalha e muitos cientistas se perguntam se em condições tão diferentes a vida também não teria se espalhado por Titã.
Se existir vida em Titã, isso revolucionaria a forma que entendemos a vida orgânica. Isso abriria um leque de possibilidades sobre como a vida pode se organizar em diferentes ambientes.

Claro que o ser humano é adaptável apenas ao planeta terra, pois nossa estrutura biológica foi moldada pelo nosso planeta. Mas não temos, por enquanto, conhecimento de vida alienígena a terra. Estamos sós, mas a busca e o desafio de encontrar vida além da terra esta de pé. Provavelmente Marte será o primeiro mundo alienígena estudado por cientistas, na sequência a lua de Júpiter, Europa, que é formada internamente por água líquida e por fim, a fascinante Titã.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8HJ9uDhlKDY

Nenhum comentário:

Postar um comentário