segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CAPITÃO PLANETA

Capitão Planeta é um desenho educativo criado em 1990, pelo empresário Ted Turner. Turner foi um empresário bem sucedido que fundou ou ajudou a fundar canais importantíssimos da TV a cabo como CNN, Carton Network e muitos outros.

Dês de pequeno, Turner gostava de velejar e também de viajar pelo mundo. Depois de conhecer vários países, sua percepção do planeta o levou a criar em 1990, a Turner Foundation, cujo foco é doações filantrópicas nas áreas de meio-ambiente e população. Também naquele ano, criou o personagem Capitão Planeta, um super-herói do meio-ambiente.

Capitão planeta é um herói do mundo. Os planetários, personagens que carregam anéis com os poderes da natureza são de várias nacionalidades, incluindo a antiga União Soviética. Os personagens além de possuírem nacionalidades diferentes, também são de etnias diferentes. A união dos poderes de cada planetário forma o capitão planeta. Um herói sem nacionalidade e sem etnia, uma visão global de mundo e de ser humano. Eles lutam por um mundo em equilíbrio com a natureza, e também abordam temas sociais como guerras, aids, drogas e outros temas.

Parte do dinheiro arrecadado pelo desenho foi usado para promover outros programas educativos e ações ambientais. Também foi criada a fundação planeta, que promove a consciência ambiental e dá assistência a trabalhos voluntários

O link da fundação planeta: http://captainplanetfoundation.org/

A abertura do desenho: https://www.youtube.com/watch?v=putM63GONDk


terça-feira, 19 de agosto de 2014

A história do homem que salvou a humanidade da contaminação por chumbo

CLAIR PATTERSON, foi o homem descobriu a idade da terra e travou uma briga contra a industria de gasolina americana.

Na década de 50, Patterson foi o pesquisador norte americano que descobriu a idade da Terra. Fazendo pesquisa com uma rocha de meteorito ( da cratera no Arizona), calculou os núcleos dos átomos, sua radiação. Sua pesquisa era focada no elemento chumbo, o resultado foi de que a terra possuía 4,5 bilhões de anos.



Como fez pesquisa nos oceanos, e em super laboratórios, acabou se tornando o maior expert em chumbo de seu tempo. Logo percebeu que o chumbo da superfície estava em um nível altíssimo, mas formado recentemente. O chumbo vinha da gasolina.

Logo ele quis alertar a todos, escreveu um artigo em uma revista científica, que alertava dos efeitos do chumbo. Começou a sofrer pressões da industria petrolífera (que financiava as pesquisas de chumbo), para ser demitido.

Dês de o início do século XX, a industria petrolífera contratou cientistas para convencer o público de que o chumbo não era um problema.

Nas fábricas que fabricavam chumbo, muitos operários ficavam loucos, tendo alucinações, alguns se matavam. Isso no início do século XX,. Além da gasolina ser feita com chumbo, os brinquedos também eram. Os soldadinhos de chumbo, que já foram banidos da nossa cultura). Mesmo sabendo dos perigos, a industria petroquímica contratou cientistas (esse é o lado sinistro da ciência), para promover pesquisas falsas e gerar desinformação (como aconteceu com a industria do cigarro).



Felizmente, Patterson continuou com sua pesquisa, apoiado pela marinha e exército americano, e por um influente senador. Logo aconteceram aquelas famosas comissões de senado americanas, onde depois de longos debates (20 anos) com outros cientistas(corruptos), contratados pela industria do petróleo, Patterson triunfou, em meados dos anos 70!



Os produtos e gasolina a base de chumbo foram tirados do mercado americano. Patterson conseguiu uma vitória de saúde pública fantástica, em alguns anos o índice de chumbo nas crianças caiu 75%

Hoje em dia cientistas continuam a alertar sobre perigos ambientais, mas pessoas com interesses contrários ainda compram cientistas e pesquisas para confundir o público. É sempre bom saber que estamos, mesmo que devagar, caminhando.

domingo, 17 de agosto de 2014

O PARADOXO DO "TUDO QUE É NADA" E O "NADA QUE É TUDO"

Como você pode dividir alguma coisa por zero? O resultado é simples, é zero! Mas como eu divido uma coisa e ela simplesmente desaparece?

Esse foi o problema que o número zero teve com os Gregos. Os filósofos tinham muitas discussões a respeito desse conceito de zero. É antes de um, então não é nada. O número zero foi introduzido na nossa cultura, pelos Árabes. Quando o Islamismo espalhava conhecimento, não esse islamismo que temos hoje.


Então você tem zero que é = infinito. Einstein fez um calculo matemático sobre sua teoria da relatividade e chegou a conclusão que no universo, deveria existir lugares onde o espaço é tão deformado e denso, que a sua gravidade seria infinita. Sua equação terminava com um "zero", somando por outro e outro e outro infinitamente. O calculo levava ao conceito de buraco negro, que ele mesmo achou que era impossível da natureza produzir uma anomalia assim.

O paradoxo de que o tudo também é nada existe realmente. Zero é tanto nada como é infinito. Quando você divide por zero, está dividindo por um número incalculável e infinito... logo... por nada.

Vamos ver esse paradoxo novamente... A pessoa que "ama tudo" . Se ela ama tudo mundo, na verdade ela não ama nada. Porque o amor seria a exceção, e não a regra. A mesma coisa da pessoa que diz que "quer tudo", na verdade ela não está querendo nada. O infinito, o tudo também é nada.


É por exemplo o conceito de Deus, Deus é tudo, mas ao mesmo tempo ele não intervem em nada. Porque? Ele não pode intervir se ele é tudo, se ele é tudo ele é o mal também. Se ele é tudo, ele também é o pecado e também é o Diabo, não foi tudo criado dele?

Enfim... Einstein estava errado, ele acertou a conta matemática e existem sim buracos negros. Para falar a verdade, em toda galaxia existe um buraco negro massivo de tamanho proporcional ao da galáxia, provavelmente eles fazem parte da construção da nossa "Via Lacta". Se existir um deus... o nosso é esse. Existem outras bilhões de galáxias no universo observável, talvez até mais se a tecnologia avançar consigamos ver mais e mais... talvez infinito...


Foto da nossa galáxia